Previsoes para 2014

Ja que o blog e super popular e conhecido, posso arriscar algumas previsoes sem grande preocupacao.  Vamos la:

Na politica: Dilma sera reeleita no primeiro turno, principalmente se o Brasil for campeao.

No esporte: Brasil chegara no final e vai ganhar contra Argentina ou Espanha.  A Copa tera seus defeitos e todo mundo vai reclamar dos aeroportos, hoteis e transportes mas tudo sera superando pelo clima de festa.

Na economia: continuara o crescimento morno de 2013, talvez com ligeiro incremento, nao mais do que 2.5%.

No futuro: a politica fiscal e a falta de uma politica industrial vai deixar um “heranca maldita” para 2015.

Ainda no futuro: 2018 sera um ano critico de redifinicao do modelo economic e politico no Brasil.

Na economia: o cambio terminara o ano acima de 2.75 por US$

Na economia: A inflacao continuara ameacando e terminara na faixa de 6 a 7 porcento.

Na agricultura: o setor seguira como o setor mais dinamico da economia mas tera desafios com o declinio de exportacoes para Asia, leia-se China.  A tecnologia estara melhor e as propriedades serao exploradas de uma forma mais intensiva.  Faltara mao de obra qualificada.  O setor de cana e alcool ressentirao a falta de uma politica consistente ja que o preco de gasoline continuara defasado por ser um ano de eleicao.

Na rua: os protestos voltarao na Copa e antes das eleicoes.  Os protestos terao resultados imediatos nulos mas vao contribuir para a melhoria do processo politico.

Na politica partidaria: O PSDB continuara em declinio, Aecio sera um candidato fraco.  Eduardo Campos fara o papel de Cid Gomes e Marina Silva acabara tentando levanter novamente rede  sustentabilidade agora com maior sucesso (depois das eleicoes).

A sombra do Lula ajudara a Dilma mas provocara o atraso no desenvolvimento das instituicoes politicas

Nas cidades: os precos de imoveis nas areas nobres do Rio e Sao Paulo continuarao subindo que ha demanda.  Os precos em outras cidades tipo BH estarao estaveis ou em declinio.  Ha mais oferta de resorts e propriedades nas praias e os precos vao cair.

No emprendedorismo: o Brasil vai sofrer de um “brain drain” entre os profissionais/empresariais que vao optar por oportunidades mais seguras e mais faceis no exterior.

Na educacao: as escolar primarias nao terao os recursos necessaries mas mesmo assim alguns professors farao milagres.  Na secundarias e faculdades, cada vez mais privatizacao ja que a esfera publica nao e prioridade.

Crime e corrupcao: Assaltos e a violencia continuara.  A corrupacao vai cair aos poucos na esfera publica mas continuara como habito enraizado no setor privado.  Gradativamente vai melhorar.

Calamidades: Os de sempre: mortes pela pobreza e desleixo no transito e no trabalho, desastres naturais tipo enchentes e espermaos que nao havera a repeticao do incendio no RGS mas tudo e possivel.

De bom: O sol continuara quente nas praias, as mulheres estarao cada vez mais bonitas, e os homens cada vez mais metrosexuais (nao sei se isso e bom).  Continuara os esforcos locais de mobilizacao e as pessoas vao poder se informar mais (nao necessariamente de forma melhor) atraves da internet.  O processamento das informacoes sofrera pela falta de pensamento critico.  Eventos isolados na musica, nas artes, no cinema e na cultura de forma geral terao expansao e oportunidade pelo impulo da Copa.

Leave a comment