Fernando Rodrigues em seu blog na UOL publicou que Jose Dirceu comenta com seus interlocutores que Marina e “o Lula de saia” e que ela sera eleita em 2014. O pessoal de Dirceu, por outro lado, nega a afirmativa e dissem que ele eh proibido de conversar com jornalistas e portanto nao poderia emitir tal opiniao. Marina, pela ultimas pesquisas, ja ultrapassou Aecio e poderia ganhar da Dilma num provavel segundo turno. Enfim, a Marina eh um fenonemo. Antes da morte do Eduardo Campos, o PSB estava com menos de 10 porcento das intencoes de voto. Agora ja chega a casa dos 30% com Marina como sucessora, cabeca de chapa.
A questao entao e se ela pode aguentar o fogo que Dilma, Lula, Aecio e os demais politicos nao aliados estao lancando na sua direcao. Os jornais tipo Estadao questionam sua postura politica. Perguntem se ela eh diferente da Dilma e se ela nao tem uma tendencia autoritaria citando o exemplos de sua proposta de conselhos populares que ameacam as instituicoes democraticas tradicionais. (Veja opiniao Estado de Sao Paulo, 31/08/2014, “Marina e a Democracia”.
Lula, por sua vez, critica Marina por sua admiracao ao Fernando Henrique Cardoso, e por sua equipe economica que eh formado por economistas da turma dos Tucanos. Interessante, reparar que Caetano Veloso, que antes votou no Lula e o PT, declarou seu apoio a Marina e reconheceu a postura “liberal” mas achou aceitavel ja que os economistas sao “serios”.
Aecio, por sua vez, parece atonito como quem foi pego de surpresa pela ultrapassagem da ex-Senadora. Entao Aecio vem pregando que Marina esta copiando e copiando mal seu programa de governo. E ainda preve que ultrapassara a Marina dentro de um mes.
Comentei num blog “Sujando as Bandeiras” algumas das criticas que Marina esta enfrentando. O problema adicional que vejo eh que ela na medida que cresce acaba perdendo a identidade. A mesma coisa aconteceu com o PT. O partido nao e mais aquele da decada de 80 e 90. Marina ja recuou em seu apoio as causas sociais tipo casamento gay, ela ja vem sendo percebida como esquiva nos debates e assim o risco para ela e que ela perde o selo de diferente oferecendo uma politica nova.
A historia de vida da Marina nao deixa de ser impressionante. Ha uma fala dela de 2 anos atras em TED Talks Rio. Ai ela termina uma apresentacao de sua historia com versos de cordel. Ela enfatiza o ser sobre o fazer mas agora precisamos saber o que eh a Marina como ser politica e como ela pretende fazer politica num quadro eleitoral onde a quantidade (dinheiro, tempo de TV, aliados “apropriados” sempre supera a qualidade e a pureza.