Previsoes para 2015 e a Posse da Presidenta

Arriscar prever o futuro e’ divertido: com o passar do tempo podemos sorrir um pouco com os acertos e fechar a cara com os erros. O discurso da Dilma ate’ facilita pela listagem dos tópicos. Então vamos la`.

Por mais que a gente quer uma alteração de rumo, esta difícil enxergar o que pode mudar. Apesar da nova equipe econômica ter uma formação tradicional e de mercado, dificilmente vão conseguir um crescimento alem de 1 por cento em 2015. O ano, conforme a Dilma e equipe, e’ de cortes e reajustes. As nomeações políticas para as estatais também pouco prometem. Petrobras esta sob pressão do mercado, a Graça permanece, o preço de petróleo em baixo e assim vai com os demais commodities. Ate a agricultura e setor primário vão ter problemas. Dilma colocou em ultimo lugar os EUA e Europa na lista de prioridades internacionais e os BRICs e países latino americanos faltam condições próprias de sustentar as exportações brasileiras. Então previsão, inflação na meta ou acima, sem crescimento. Agricultura e a exportação de petróleo, minerais, soja e de insumos industriais tipo celulose e ferro gusa não serao suficientes para reverter o quadro. O governo precisa segurar o cambio para ajudar controlar a inflação. Já estamos próximos a 2.70 por dólar e prevejo o cambio a 3.10 ao final de dezembro de 2015.

Sem crescimento, seria natural a expectativa da volta dos protestos como tivemos em 2013. Sinceramente acredito que não. Não ha por parte da base social; sindicatos, organizações comunitárias, CEBs etc. autonomia suficiente para contestar na rua. E’ certo que podemos ter protestos locais quanto a precariedade dos serviços urbanos, especialmente transportes, mas o movimento tarifa zero não tem base fora do meio estudantil e olhe la`.

Dilma propôs educação como lema do governo. Em principio achei bacana. Todo mundo concorda que educação e’ a base de tudo. Só que a indicação do Cid Gomes como Ministro, me parece, desmente tudo. Em primeiro lugar, se e’ o lema principal por que não um ministro do PT? Não tem o quadro? Não tem a pessoa? Gomes, embora talvez tenha feito algo para educação no Ceara e’, no mínimo controvertido. Não tem partido e minha amiga, grande educadora (Adriana de Oliveira Lima) apresenta serias restrições. Mais importante, e’que Dilma disse que os recursos para o setor virão do Pré-Sal. Se a Petrobras esta em plena crise de corrupção e administração e não tem recursos para investir, como e’ que vai sair recursos no vulto da necessidade. Ainda mais com o barril de petróleo a 60 dólares e o custo de extração do Pré-Sal (em termos de custo total) próximo a esta cifra.

Falando em corrupção. A reação tradicional seria que tudo vai terminar em pizza. Não acredito. Creio que fomos alem e pessoas graúdas serão julgadas e condenadas. Entretanto, vejo também uma massa (não exatamente pizza e Dilma sancionou o Dia do Macarrão) sendo feita. Odebrecht, por exemplo, a maior empreiteira, escapou de alguma forma, de ter um executivo preso. Achei estranho. Será que tem a ver com Mariel e dinheiro em Cuba?   Quanto as outras empresas, ha gente, sim, em risco mas também ha manobras legais contestando tecnicamente a forma da Polícia Federal conduzir as investigações. Como a justiça no Brasil e’ lenta e outras coisas mais, pode ser que alguns vão escapar com condenações amenizadas e outras “premiações” a mais. Dilma prometeu para o primeiro semestre 5 medidas ou leis que o Congresso precisaria aprovar e não vejo isto acontecendo. As medidas são:

1) transformar em crime e punir com rigor os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstrem a origem dos seus ganhos; 2) modificar a legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa 2; 3) criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação; 4) alterar a legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo o desvio de recursos públicos; e 5) criar uma nova estrutura no Poder Judiciário que dê maior agilidade e eficiência às investigações e processos movidos contra aqueles que possuem foro privilegiado. (Fonte: discurso de posse)

O Congresso para passar tais medidas estará se ferindo na suas fontes de renda.

Os ministros escolhidos pela Dilma são de acordo com os comentaristas de sua confiança e não são mais os “olheiros” do Lula. Mas tirando a equipe econômica, não ha nenhuma indicação de mudança qualitativa nos quadros. Pela primeira vez, ministro individuais foram vaiadas pela platéia que na sua imensa maioria estava presente por gostar da Dilma. O novo Ministro de Esportes faz parte da cota evangélica mas duvido que dure ate o final do ano. Colocar o Aldo Rebelo como Ministro de Ciência e Tecnologia joga para baixo a pasta que junto com Educação seria parte do lema Pátria Educadora. Não da para entender fora de um processo precário de acomodação política.

Bom, o ano passado arrisquei previsões esportivas e me ferrei. Brasil perdeu feio. As Olimpíadas vem 2016. Para a TV será um grande sucesso. Para o Rio de Janeiro também um impulso de imagem e auto-estima mas 2015 vai ser critico em termos de andamento das obras. Vejo mais estrutura temporárias e jeitinhos. O resultado vai ser um conta grande na frente mas como na Copa a festa será ótima.

Gostaria de ver meu Galo ganhar novamente Libertadores mas não arrisco garantir.

Finalizando, mais um ano difícil como 2014 mas no fim vamos sobreviver apesar da violência, da corrupção, dos impostos em alto, das deficiências do serviço publico e de todo o rosário de coisas negativas. Enfim, as pessoas se sentem felizes por estar no Brasil.

Advertisements

One comment on “Previsoes para 2015 e a Posse da Presidenta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s