Nao estou entendendo. E voce?

A evolução dos escândalos de corrupção já ultrapassa a minha capacidade de compreensão. A prisão do Marcelo Odebrecht e do Otavio Azevedo me impressiona. Acima destes, só sobraram Lula e Dilma. Será que o Ministério Publico e o grupo do juiz Sergio Moro tem cacife para tanto?

Corrupção não e’ novidade e o mensalao já deu uma reviravolta muito grande, mostrando a novidade de que políticos e empresários importantes podem ser presos, julgados e condenados a servir penas na cadeia.

Creio que a condenação do ex-todo poderoso Jose Dirceu deu alento e serviu de exemplo, mostrando que as instituições podem funcionar de uma forma onde os poderosos já não são tão “protegidos”.

A questão de blindagem vem a tona agora. Com certeza as empresas como Odebrecht e Andrade procuram se proteger contra processos. Isto e’ típico em qualquer empresa. E no caso da Odebrecht, que e’ a maior e mais conhecida multinacional privada, com uma relação próxima ao ex-presidente, era de se esperar que a blindagem funcionasse.

Então, o que esta acontecendo? Pergunto, como e’ possível que um juiz, no caso Sergio Moro e sua equipe, tenha o poder de processar e prender?

Em outra época, o juiz não seria transferido ou “neutralizado” de alguma forma?

Como e’ que a equipe tem a colaboração da Policia Federal? Em outras épocas, um juiz podia mandar prender mas por algum motivo a policia não achava o suspeito e ficava por isso mesmo.

Hoje o juiz Moro prendeu vários CEOs. Ainda não entendi como aparentemente não se aplica o “habeas corpus”, estando vários executivos presos ha pelo menos seis meses e ainda aguardando julgamento?

Vejo Petista comentando que tudo e’ complô do governo americano e da CIA. Com certeza, ha’ algum interesse por parte deles, mas o fato e’ que o Brasil não e’ sua prioridade.    Então creio que merecemos outra explicação levando em conta razoes internas. Estou certo ou errado?

Postulo que a sociedade civil já se manifesta e podera’ responder de uma forma mais veemente, o que o governo teme, pois não tem controle suficiente do o aparato de segurança caso isto venha a ocorrer.

Por outro lado, deveríamos dar credito a Dilma, por ainda querer preservar as instituições e respeitar a Constituição? Porem, neste momento, ela se encontra politicamente fraca, e teme fazer uma intervenção mais agressiva que poderia acabar com seu mandato.

O PT condena a revista Veja, a qual convenhamos, tem uma postura tendenciosa, como também outros veículos, como Estadão, Globo, Folha, Brasil 7/24, Carta Capital, etc.   Mas a imprensa ainda e’ bastante livre e tem um papel relevante nas revelações bem como no ordenamento civil dos processos. Afinal, quem na imprensa vai querer um golpe de esquerda ou direita?

Talvez a grande pergunta e’ se as instituições estão funcionando ate quando. E qual serão os elos fortes e fracos que levam a gente a ganhar ou perder?

São perguntas que vem na cabeça. Abro a questao para quem quiser responde-las.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s