Brasil e Mexico: Turismo Diferenciado

E’ véspera de carnaval e acabo de retornar de umas ferias em Baja California Sur. Precisamente percorri La Paz, San Jose Los Cabos, Cabo San Lucas e Todos Santos. A região ha 50 e poucos anos atrás não tinha quase nada. Hoje e’ um dos pólos turísticos do México, sendo o balneário favorito de americanos e outros estrangeiros.

Baja California Sur e’ a metade sulina da península de Baja California. E’ relativamente isolada do resto do México, exceto por meio aéreo. Verdade que ha’ grandes barcos, que cruzam o mar de Cortez, ligando a península ao continente. Entretanto a viagem e’ bem demorada. La Paz, a capital e centro administrativo do estado, recebe um numero razoável de turistas que chegam pelo aeroporto local vindos em vôos diretos dos EUA, do Canadá e das principais cidades Mexicanas.

San Jose Los Cabos e Cabo San Lucas são duas cidades separadas que formam uma única região metropolitana através de um corredor turístico de aproximadamente 30 kms ao longo da orla que liga o Mar de Cortez ao Oceano Pacifico

Os brasileiros estão mais acostumados a freqüentar as praias de Cancun no Caribe e portanto conhecem pouco a região.

Quando se sai dos EUA para o México, nota-se imediatamente a passagem do primeiro para o terceiro mundo. Na região de Baja California Sur, isto também e’ verdade. Entretanto, pode-se encastelar dentro dos resorts. Assim tem se uma experiência com serviços e acomodações de primeira grandeza a um preço mais barato do que o semelhante nos EUA ou Europa. Chegando ao México vindo do Brasil, o choque cultural e’ menor. Contudo, os brasileiros não tem nem de longe a mesma tradição e estrutura de turismo que os Mexicanos tem. O México tem uma longa tradição principalmente devido a vizinhança dos EUA mas também pelos muitos méritos incluindo a cultura e artefatos pré-colombianos, as praias lindas, montanhas e vulcões e muitos sítios históricos.

Embora o Brasil possa se gabar e com razão, seu turismo nunca foi explorado de uma forma consistente. Enquanto o México tem mais de 25 milhões de turista por ano, o Brasil tendo 3 vezes o território e quase 2 vezes a população do México, recebe 5 ou 6 milhões de turistas. E’ certo que o Brasil fica distante e isolado, embora nem tanto, especialmente com as Olimpíadas chegando e vôos internacionais razoavelmente baratos.

O Brasil poderia aprender com o México a profissionalizar o setor de turismo. No México, os aeroportos funcionam melhor e são mais bem equipados. As pessoas do setor são mais bem treinadas e falam inglês. No geral, os taxistas não fazem malandragens e a segurança na ruas e melhor do que no Brasil.

A visita a Cabo mostrou-me que ha oportunidades abertas para o Brasil. Sei que ha empresários sérios no Brasil e que ha curiosidade e demanda latente. No momento Brasil esta sendo bombardeada pelas mas noticias que abrangem desde o vírus, a violência, a depressão econômica e a crise política. Não ha, entretanto, crise que dure para sempre e ha’ muitos atrativos, inclusive a possibilidade de bons investimentos. Falta trabalhar um pouco mais com a cabeça na busca de parcerias produtivas. Investidores europeus e americanos ainda existem e buscam bons negócios.

Advertisements

2 comments on “Brasil e Mexico: Turismo Diferenciado

  1. Samuel says:

    Steve, interessante perspectiva. um diferencial bastante grande tambem seria a criminalidade generalizada no Brasil, que parece ate mais intensa nos lugares turisticos e praianos. Em Cabo, Cancun e outros destinos turisticos Mexicanos a sensacao de seguranca e muito maior. abs e me de uma ligada pra tomarmos um café

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s