Nelson Xavier – Profissional

Screen Shot 2017-05-14 at 20.05.22

Conheci o Nelson logo no inicio da década de 90 quando ele e minha cunhada foram viver juntos. Na época Nelson já era bem conhecido e tinha feito filmes de sucesso e sua presença na TV era corriqueira.

Embora há certo glamour, a vida de artista não é tão fácil como as pessoas podem imaginar. Ganha razoável quando trabalha mas normalmente a maioria dos artistas tem contratos temporários. Vive de filme a filme ou novela a novela ou peça a peça. Exige paciência, criatividade e sobretudo talento, dedicação e persistência. Muitos caem pelo caminho. Nelson iniciou sua carreira na década de 50 e usou sua arte para confrontar o regime militar no anos 60.

Sem duvida, Nelson sempre foi muito talentoso. Ele pode ser descrito como leading man, cangaceiro, assistente, diretor, gallant, estrela, mas o que mais percebo é sobretudo o Profissional. Lembro-me de quando os visitei em Santa Teresa. Nelson era um cara sistemático. Levantava cedo, tomava um café ligeiro e se metia no escritório. As vezes eu achava que ele estava fugindo das visitas mas, na realidade, era o trabalho. Uma vez, quando ele estava fazendo uma novela para a rede Globo e sabendo de seu passado “comunista”, provoquei bobamente, num certo esquerdismo infantil, quando ele estava treinando e declamando um dialogo. Ele ficou uma fera e me passou uma boa bronca. Disse ele, “Steve sou profissional, tenho talento mas o talento sozinho não basta. Tenho que trabalhar e quando trabalho, levo a serio. Quando você chama de “decoreba”, despreza meu trabalho. Meu esforço é de representar bem, de traduzir, transformar, produzir e projetar a personagem. Não é fácil e tenho que trabalhar.” E ai, eu encolhi diante de sua seriedade e o respeitei ainda mais.

Por infelicidade há mais de 10 anos, Nelson veio batalhando um câncer serio. Tinha que fazer quimioterapias e radioterapias. Coisas pesadas. Eu os visitei varias vezes nesses anos, e observei que Nelson ainda trabalhava bastante. Levava a doença e o tratamento como mais um desafio profissional, mesmo sendo muito doloroso.

Inteligente, intelectual e talentoso, Nelson foi grande em tudo o que fez. Como marido e pai amante de Via e Sofia, foi suporte com simplicidade, sabedoria e confiança. Seu exemplo deixou uma enorme herança profissional e pessoal.

Sua vasta coleção de filmes e trabalhos que já fazem parte do arquivo artístico nacional, e são provas de sua grande presença que não deixara de existir.

 

Leave a Reply

