Fogo Amigo: Comentarios

Aqui vai uns comentarios de meus amigos Laerte e Marcia, brasileiros recem chegados aqui nos EUA.  Tratam do meu ultimo blog de 8 de setembro logo apos o incendio e o ataque a faca.

https://allabroadconsulting.wordpress.com/2018/09/08/bala-fogo-faca-e-acomodacao-o-choro-e-livre/

Steve, comentários após conversa com o Laerte.

O texto é bastante emotivo e acho que reflete o sentimento de frustração de alguém que é de fora, mas ao mesmo tempo é tanto ou mais brasileiro do que muitos de nós.

O que está acontecendo no Brasil merece uma análise um pouco mais profunda do que classificar os brasileiros entre cordiais e não cordiais. O nosso país é uma grande mistura, sempre foi. A criminalidade está avançando, é verdade, mas não é apenas no Brasil. Todos os países da América do Sul e América Central estão sendo tomados por uma onda de violência absurda. Gangues e o tráfico de drogas estão por trás disso e o buraco é bem mais abaixo do que podemos ver – esse grande poder econômico está financiando os políticos e os governos e isso me parece um caminho sem volta. Eu não costumo ser pessimista, mas acho que eles vão tomar tudo. E os Estados Unidos que se cuidem.

Eu tomaria um pouco de cuidado com os termos superlativos (marquei no texto em amarelo) do tipo “nunca”; “inúteis”.

Acho que você tem toda razão quando diz que falta responsabilidade e podia explorar um pouco melhor esse ponto. Eu acompanho governo federal desde 1990. Participei de um programa de saneamento que foi super eficaz (conseguimos gastar os 500 milhões de dólares financiados pelo BID) em 215 obras de sistemas de esgoto pelo Brasil – foi um sucesso como modelo gerencial. Mas, e daí? as coisas não continuam. O assunto é entregue a políticos, a partidos que querem apenas usar o dinheiro em benefício próprio – nomear os companheiros e desviar. Essa tem sido a regra. O governo FHC também fazia, mas com um pouco mais de pudor…. escolhia certas áreas e entregava. Outras não. Deu no que deu: são já décadas de descaso com o saneamento, educação, saúde, segurança. Desses, acho que o assunto segurança é mais complexo porque vai além da gestão. É guerra velada. Eu vejo um modelo como responsável muito mais do que culpa de quem.

A pergunta “vai mudar algo” é muito complexa de se responder… o que vai mudar, depende de muita coisa… e não vai ser no curto prazo seja lá o que nos aguarda o futuro. Eu não concordo com a sua frase de que o Brasil assiste passivo e acomodado as coisas erradas que estão acontecendo…. há movimentos da sociedade importantes que surgiram nos últimos tempos, de protestos (MBL, Vem Pra Rua), de maior transparência (Observatório Social, Transparência Brasil), e outros tantos. A questão é que eles não têm força e ainda quando ganham essa força têm seus limites. E o limite está na caneta. Quem toma as decisões são os governantes. Um bom governo, com gestão mais técnica ajudaria muito.

Sobre o não funcionamento das coisas: acho que uma parte é reflexo do que eu chamo apagão da educação, que vem apagada desde a redemocratização. Entregar a formação básica para os municípios sem que se tenha dado condições institucionais para isso foi o maior erro que o Brasil cometeu. “Ah, mas precisamos descentralizar as políticas públicas”. Tá… se você quiser que eu cuide de 5 dos seus 10 filhos pra você enquanto você viaja, vai ter que me dar uma força para arrumar camas e pagar a comida deles! Isso foi o que não aconteceu no Brasil. Os municípios estão sempre em estado de penúria. A má qualidade na educação está levando para o mercado profissionais sem qualidade e o resultado disso é que tudo tem que ser refeito ou corrigido. A produtividade despenca!

Sobre os crimes sem solução: a justiça também está corrompida e não há um “ente” que possa fiscalizá-la! Quem é que vai dizer para o Gilmar Mendes que ele não tem legitimidade para soltar os bandidos que solta? Especialmente o “Barata” (de cuja filha ele foi padrinho de casamento) – o Barata é o dono das maiores empresas de transporte urbano do Ceará e Rio de Janeiro, conhecidas pela corrupção, formação de cartel e ineficiência.

Quando vc diz que o brasileiro assiste passivo e besta você está querendo chacoalhar o brasileiro ou ofender? Como brasileira, eu te pergunto: fazer o que? só podemos votar! Vc acha que esse tipo de frase ajuda?

Sobre reinar o pessimismo: é verdade, muito disso tem a ver com a esperança que os brasileiros depositaram nos governos de esquerda e o que receberam de volta foi a realidade do que acontece por trás dos partidos políticos e suas  coligações espúrias. Há o lado bom. Graças às investigações e o noticiário, finalmente o brasileiro pode entender como funcionavam as campanhas e as negociatas, a compra de votos, a troca de favores. Eu acho que na verdade tudo isso faz parte de um processo de transformação, doloroso, mas necessário. Hoje as campanhas já são financiadas de outra maneira, por exemplo, ainda que possivelmente haja dinheiro por baixo dos panos. Temos uma lei da ficha limpa que impede que políticos condenados em 2a instância se candidatem.

Sim, o Brasil continua cordial. Mas agora, as pessoas estão assumindo de forma mais contundente suas posições políticas. E estamos num momento de grande polarização. Como a criança que cai quando começa a andar, assim é nossa democracia. Nunca se discutiu tanto política, e isso tem sido feito de forma desequilibrada porque ainda não somos uma democracia madura. Muitas pessoas ainda vão morrer, árvores vão cair, porque é necessário, porque assim foi e tem sido com o resto do mundo. O que me diz dos milhões que morreram no regime nazista? E as centenas de milhares de sírios? E os 65 milhões de refugiados?

Assim caminha a humanidade, eu incluída, com minhas imensas dúvidas e muita observação.

 

 

Advertisements

One comment on “Fogo Amigo: Comentarios

  1. Marcia e Laerte, belo comentario. O mundo ainda nao esta perdido e o sol vai nascer amanha e depois de manha. Grato pelo equilibrio!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s