2018 e As Previsões Passadas

ano-novo-700x305

 

Todo ano, gosto de fazer um blog com previsões.  E depois gosto de voltar e avaliar o que acertamos e o que erramos.  O ano passado quando escrevi o blog, achei que as previsões de anos anteriores eram frouxas e então tentei fazer previsões passiveis de conferir.  No blog de 10 de janeiro de 2018,(https://allabroadconsulting.wordpress.com/2018/01/10/predictions-and-evaluations-2017-and-2018/), fiz 10 “profecias” (será que a palavra ficará na moda no novo governo?).  Aqui são:

  1. Lula will not win the presidency either because he will be condemned in his appeal or he will lose outright to a more centrist politician.
  2. Barring a health issue, Temer will finish his term and seek to define his successor and his party and the PMDB will continue to have weighty and oligarchic influence.
  3. The economy will grow in 2018 between 1 and 2 percent. This is less than the consensus prediction by Brazil’s central bank.  Poor but an improvement.
  4. There will be little renewal in Congress. While Brazilians claim to hate their politicians, they are re-elected and the campaign finance/electoral reform passed in 2017 favors those currently in elected positions.  Furthermore, pension reform will be kicked down the road to 2019.
  5. Inflation will pick up with money being spent to influence the election as well as kitchen gas, gasoline, electricity and health costs all running ahead of official inflation numbers.
  6. The Selic interest rate will once again go to 8% or more from the current record lows.
  7. Brazil will continue to be a country at war with itself. There will be over 60 thousand homicides and another similar number of traffic deaths.
  8. The World Cup in Russia will be a great distraction and Brazil will finish in the top 4 but will fall short of winning the Cup for the sixth time.
  9. The military will not intervene and Bolsonaro’s presidential candidacy will fail. Alternative candidates such as Joaquim Barbosa, Marina Silva, Henique Meirelles, Ciro Gomes, Luciano Hulk or Joao Doria will also fizzle.
  10. Geraldo Alckmin of Sao Paulo will win the presidency much to everyone’s consternation.

Item um: Acertei. Lula, embora tenha sido o grande favorito nas pesquisas, não ganhou a presidência já que estava preso e foi impedido de candidatar-se.

Item dois: Acertei que Temer terminaria seu mandato, mas errei quanto a influencia do seu partido o MDB (antigo PMDB).  Na Câmara o numero de deputados caiu praticamente pela metade (66 em 2014 para 34 eleitos em 2018).  No Senado, o partido do Temer caiu de 14 para 7 Senadores, mas mesmo assim ainda tem a maior bancada entre os 21 partidos representados.

Item quatro: A terceira previsão também estava corretíssima entre 1 e 2%.  Enquanto o Relatório Focus do Banco Central, esperava um crescimento de 2 a 3 por cento, o resultado real foi de apenas 1.3% do produto interno bruto.  Enfim, apesar do fim da recessão o Brasil continua empobrecendo já que a população tem crescimento maior do que a expansão econômica.

Item quatro: Um erro e um acerto.  O acerto é que a reforma da previdência não saiu em 2018.  O erro é que houve uma surpreendente renovação no Congresso: Cerca de metade dos políticos com mandato não foram reeleitos.  Um fenômeno de renovação.  Entretanto, é preciso analisar melhor quem são os novatos e como foram eleitos.  O partido do PSL do Presidente Bolsonaro ficou com o segundo numero maior de deputados e representa um terço de toda a renovação.  Com certeza, o efeito Bolsonaro foi amplo.

Item cinco:  A inflação oficial de 2017 foi de 2.95% enquanto a inflação (IPCA) de 2018 foi de 3.69%, conforme eu havia previsto, exceto que achava que seria ainda maior.  Acredito que a população sentiu ainda mais nos aumentos dos preços do botijão de gás, gasolina, saúde e educação.

Item seis: Minha previsão foi de mais de 8% na taxa SELIC e na realidade o Banco Central manteve a taxa de 6.5% que foi ainda mais baixa do que a taxa anual de 7.1% em 2017. Então minha estimativa estava equivocada.  Ainda assim, os bancos ganharam um bom dinheiro mantendo o spread.

Item sete: Outro acerto fácil.  O Brasil matou mais de 65 mil estabelecendo um novo recorde.  E as mortes de transito em 2017 foi em torno de 47 mil pessoas sendo que os dados para 2018 ainda não foram confirmadas.  Um alento e que parece que as mortes de transito estão diminuindo ao longo da ultima década.

Item oito: A previsão do resultado da Copa foi triste já que os Belgas eliminaram o Brasil nas quartas de finais, ficando o Brasil em sexto lugar na Copa 2018.  O resultado não foi ruim, mas refletiu a qualidade do futebol europeu que vive um momento bem superior ao futebol sul Americano.

Item nove:    . Enquanto os militares não promoveram nenhum golpe, Bolsonaro derrotou Haddad por quase 10 ponto percentuais.  Nenhum outro candidato chegou perto embora Ciro Gomes especula ate hoje, que ele teria vencido Bolsonaro.

E finalmente item dez: O meu maior erro foi a falta de clareza na minha bola de cristal.  Previ que o Alckmin seria eleito. Alas! Ele nem chegou a repetir a façanha de 2006 quando no segundo turno ganhou menos votos do que no primeiro.  Desta vez, não chegou nem perto do segundo turno, dando fim a sua carreira politica e levando junto seu partido, o PSDB.  Afinal, o Brasil optou por uma saída de messias, ou seja, Jair Messias Bolsonaro.  Previ que a população ficaria consternada com o ex-governador de São Paulo, mas por enquanto, o novo presidente está em lua de mel com altos níveis de popularidade.  É provável que o desapontamento e constrangimento aparecerão no futuro, mas por enquanto cerca de dois terços da população acha que a economia vai melhorar e a aprovação do Presidente esta acima de 70% atingindo então níveis Lulistas.  Vamos ver ate quando.

Ao final de contas, me daria uma nota de 7.  Não é perfeição e vamos tentar aprimorar junto com o Brasil em 2019.  Será?

 

Advertisements

One comment on “2018 e As Previsões Passadas

  1. […] reviewing and grading my predictions for last year (https://allabroadconsulting.wordpress.com/2019/01/10/2018-e-as-previsoes-passadas/), I want to put forth a new set for 2019 before the month of January comes to an […]

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s